Skip links

Varizes: Mitos e Verdades

VARIZES: MITOS E VERDADES

Ter pernas bonitas é uma preocupação de todas as mulheres e as varizes e os pequenos vasos requerem alguns cuidados especiais. Mas quais são os mitos e verdades sobre as varizes?

Salto alto – Se a pessoa já tiver propensão ao problema e o uso for excessivo a pessoa poderá ter varizes porque há um encurtamento da musculatura da panturrilha, que é a região responsável por fazer o retorno do sangue para o coração. O ideal é usar um salto entre 2 e 4 cm.

Depilação – A depilação não causa varizes, mas pode causar vasinhos nas pernas. Os vasinhos são nos capilares superficiais e as varizes nas veias. Um não tem relação com o outro.

Musculação – Usar muita carga não é recomendado, principalmente para quem tem varizes ou predisposição. Já a musculação com pouca carga e muitas repetições ajuda no retorno venoso e evita varizes.

Gravidez – A maioria das grávidas pode ter varizes. Um dos fatores é por causa do aumento da progesterona que aumenta a dilatação das veias. Quem já tem predisposição pode desenvolver varizes durante a gravidez.

Exercícios aeróbicos – O principal vilão para o surgimento das varizes é o sedentarismo. Correr, caminhar, nadar, pedalar, pular corda são exercícios que ajudam o corpo a se mexer.

Anticoncepcional – O uso pode desencadear varizes, por causa do hormônio. O medicamento também aumenta a incidência de tromboflebite e os vasinhos por causa do estrógeno.

Inverno – é a época do ano em que o tratamento das varizes é mais indicado, pois evita-se a exposição ao sol. Há também maior conforto com a utilização das meias elásticas, muitas vezes recomendadas pelo médico durante o tratamento.

O tratamento de varizes é individualizado e definido pelo médico Angiologista e Cirurgião Vascular.

Para que haja um resultado clínico e estético otimizado, a indicação da melhor técnica a ser empregada é definida de acordo com o tipo de varizes, cor de pele, idade, existência ou não de insuficiência venosa e condições clínicas gerais. É também fundamental o estudo da circulação venosa das pernas com o exame de Doppler Colorido para indicar tratamentos mais duradouros.

Dr. Ricardo Brizzi – É Angiologista e cirurgião vascular. Membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or .

Deixe seu comentário